Conteúdo

O autor

Gabriel Elias Josende - OLYMPUZ

Sobre o autor 

Gabriel Elias Josende é um poeta e escritor de Bento Gonçalves. Nascido em 10 de setembro de 1996, é estudante de Licenciatura em Letras pelo IFRS – Campus Bento Gonçalves. Publica principalmente poesia, mas recentemente, aventurou-se na prosa também com seu primeiro livro de contos. É autor de 6 livros: Três quintos (2019, poesia); Nas asas de Ícaro (2023, poesia); Feriu demais partir (2023, poesia); Só ar, sem sono, sem ar (2023, contos), Espectro (2024, poesia) e Érebos (2024, poesia). Só em 2023, lançou 4 dos seus 5 livros. Já participou, também, de diversas antologias. 

Iniciou na literatura muito jovem, graças à influência de sua mãe, a professora de literatura Adriana Elias Josende, a "Profe Adri", que o incentivou a participar de uma antologia. Assim, lançou-se na 20ª antologia de poetas brasileiros contemporâneos com o poema "A flor", aos 8 anos. 

Já teve poemas publicados em coletâneas internacionais, como "Caminhos Cruzados", na obra chilena "Mil almas, mil obras", e o poema "Autumn Tears", em inglês, no livro indiano "Before I became a butterfly".

Trabalha principalmente com as temáticas LGBTQIAP+ e da mitologia grega, as quais aparecem em peso nas suas obras. Fala, também, de depressão, de bullying, de ansiedade, de preconceito, de rejeição e de síndrome do pânico.

O autor é helenista há mais de uma década, e reflete essa fé incomum em seus textos. Sua literatura fala de astrologia, astronomia, magia, esoterismo e numerologia. Aborda a temática do Universo, dos planetas, das galáxias e de seres fantásticos na poesia e na prosa. 

Publica também sob o pseudônimo OLYMPUZ. A origem de OLYMPUZ vem do monte Olimpo, morada dos deuses, estilizada de maneira a vibrar o 11 na numerologia. A escrita em maiúsculas é para demonstrar a elevação ao superior.

No dia 11/11/2023, dia em que a soma numerológica era também 11, Gabriel foi honrado com o título de Imortal da Academia de Letras do Brasil – Seccional RS, ocupando a cadeira 169, patrono Guilhermino César. A entidade é atuante em todo o Brasil, em diversos estados, e a seccional gaúcha existe há mais de 20 anos, promovendo caravanas, saraus, eventos, encontros literários e apoio ao autor independente. 
 

Instagram: @gabrieljosende

 

Pague com
  • Pagali
Selos

Gabriel Elias Josende - CPF: 039.357.970-01 © Todos os direitos reservados. 2024